SEÇÕES

ENTRAR

Sem conta ainda? Cadastre-se.

CLIQUE AQUI

Banco de Currículos

Taxas

Convite VI SEMECO

Nesta segunda-feira (21/11/2016) se iniciará a VI Semana do Economista e VI Encontro de Egressos da UESC, evento que tem sua realização através do Departamento Ciências Econômicas (DCEC) e o Programa de Apoio aos Egressos do Curso de Economia da UESC (PAECE), em conjunto com o Colegiado do Curso de Ciências Econômicas (COLECO) e o Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas (PERPP), e possui nesta edição o tema “O que esperar da economia brasileira?”, se estendendo até o dia 24 de novembro de 2016, no Campus da UESC.

Este evento objetiva propiciar discussão e compreensão de temas diversos da Economia e suas inter-relações com outras áreas do conhecimento. Espera-se também divulgar trabalhos acadêmicos da graduação e pós-graduação na área de economia.

O Professor Luiz Alberto Machado, que também é vice-diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Conselheiro do Conselho Federal de Economia (COFECON), será o expositor da palestra PAECE que acontecerá no dia 23 de novembro de 2016, no auditório Jorge Amado, às 19 horas, enquanto momento integrante da VI Semana do Economista e VI Encontro de Egressos da UESC. A palestra tem como tema “As transformações econômicas e o mercado de trabalho atual para o profissional economista”.

Para ter acesso a maiores informações sobre o evento, clique AQUI.


EPEC - Seminário Negócios Sociais

O Escritório de Projetos e Consultoria Econômida (EPEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz realizará, em comemoração aos seus 20 anos, o Seminário "Das ideias aos Negócios Sociais".


O evento acontecerá no dia 02/12/2016, a partir das 8:00 horas, no campus da UESC, onde acontecerão apresentações pela manhã no Auditório Jorge Amado, e no período da tarde, o evento terá um foco restrito visando a realização de planejamento do EPEC, embora esteja também aberto para a participação do público (10 vagas).

As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente através do site do EPEC até o dia 18/11/2016, lembrando que o evento possui quantidade limitada de vagas (150) e certificado de 4 horas para cada turno.


Oficina de pesquisa e análise de mercado

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT UESC) convida a comunidade acadêmica para participar da oficina "Análise e Pesquisa de Mercado" a ser ministrada pelo Dr. Elson Cedro Mira, Professor do Departamento de Economia e pró-reitor de Administração e Finanças da UESC.

O curso abordará a importância da pesquisa de mercado como ferramenta estratégica para a manutenção e o crescimento de novos negócios.

O evento ocorrerá no dia 27 de janeiro (quarta-feira) às 14 horas, no Auditório da Torre Administrativa.

a
II Workshop de Gerenciamento de Projetos

O Centro Acadêmico de Administração da UESC e a Cia Junior Consultoria estarão realizando nos dias 10 e 11 de novembro de 2015 o II Workshop de Gerenciamento de Projetos, evento que conta com parceiros como a FGV-RJ, SEBRAE-BA, EPEC e CRA-BA.

O Workshop de Gerenciamento de Projetos está em sua 2ª edição. Iniciado em 2014, este evento tem como objetivo principal estabelecer o elo com o mercado de trabalho, buscando inserir os participantes nas discussões e capacitações que vêm acontecendo e se desenvolvendo na área de gestão de projetos.

Este ano o evento conta com a presença de especialistas e profissionais que, além de palestrar, irão mediar alguns minicursos. Um espaço especial para aprender na prática os conhecimentos atualmente disseminados em nosso país.

As inscrições, abertas à comunidade acadêmica e aos profissionais das áreas, podem ser realizadas até o dia 10/11 através do site do evento ou no Centro Acadêmico de Administração.
                                    II Simpósio Baiano da Graviola - CEPLAC

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) realiza, nos dias 4 e 5 de novembro, em Ipiaú, o segundo Simpósio Baiano da Graviola (II Simgrav). O simpósio será realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Ipiaú.

O evento tem o objetivo de difundir conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a produção da graviola, buscar alternativas para as questões ligadas à comercialização, além de abordar o relacionamento entre os diversos setores da cadeia produtiva.

O simpósio terá participação de profissionais das diversas áreas do conhecimento, empresários agroindustriais, produtores rurais, empresas compradoras e outros interessados na cadeia produtiva da graviola. “Portanto, o II Simgrav representa uma grande oportunidade para reunir todos os atores envolvidos na cadeia produtiva da graviola, contribuindo, desta maneira, para o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras da Bahia”, finaliza Antônio Carlos de Araújo, coordenador do simpósio.

Para dúvidas, sugestões ou outras informações sobre o II Simgrav, o contato pode ser feito pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou por meio do telefone (73) 3214-3268.

Para se inscrever, clique aqui.



PROGRAMAÇÃO

Dia 04/11


7h30-8h - Inscrições

9h-10h - Solenidade de Abertura

10h-10h45 - Evolução do Conhecimento na Cultura da Graviola

Abel Rebouças São José, Uesb/SBF/BA

Moderador: Jeferson Andrade da Silva, CAR/BA


10h45-11h - Fruit break


11h-11h30 - Lançamento do Livro: Manejo Integrado das Pragas da Gravioleira no Sul da Bahia

Autores: José Inácio Lacerda Moura

Maria Aparecida Leão Bittencourt


11h30-12h - Caso de Sucesso no Cultivo da Graviola

Marcos Cesar Leal Sousa - Produtor de Gandu


12h-13h30 - Almoço


13h30-15h45 - Mesa-Redonda 1: Tecnologia de Produção e processamento da graviola

Moderadora: Keyla Soares Silva, Adab/BA


Sistemas de Propagação da Gravioleira

Roberto Pacheco Gama Júnior, Instituto Biofábrica


Nutrição da gravioleira

Ivan Costa e Souza, Ceplac/BA


Fitossanidade na Cultura da Graviola

Geraldo Nascimento, Adab/BA


Boas Práticas no Processamento da graviola

Eudemária Nunes Barbosa, Sucos Jequitibá, Ibirataia/BA

15h45-16h - Fruit break

16h-17h - Mesa-Redonda 2: Assistência Técnica e Crédito Agrícola

Moderador: Adonias de Castro Virgens Filho, Ceplac/BA

Programa de Capacitação Continuada-Prosenar

Gilson Liberato de Miranda, Senar/BA


Crédito Agricola para a Diversificação de Cultivos

Manoel José de Oliveira Neto, Banco do Nordeste - Ipiaú/BA


Dia 05/11

08h00-09h30 - Mesa-Redonda 3: Análise Financeira e Comercialização

Moderadora: Mônica de Moura Pires, Uesc/BA


Determinação do Preço Crítico da Graviola em Nível de Produtor

Antônio Carlos de Araújo, Ceplac/BA


Mercado e Canais de Comercialização da Graviola

Daniel Reis de Souza, Sebrae/BA

09h30-10h45 - Mesa-Redonda 4: Organização dos Produtores

Moderador: Valdir Conceição Tavares, Cimurc

Anonáceas de Importância Econômica no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Produtores de Anonáceas (ABPA)

Gisele Ferreira, Presidente da ABPA e professora da Unesp Campus de Botucatu, Adab/Uesb

Importância da Entidade dos Produtores no Processo de Organização da Cadeia Produtiva: o caso da Aprofruta

Carlos Nunes Alves, Aprofruta/BA e José Alves Neto, Consultor Sebrae/BA

10h45-11h00 - Fruit break

11h00-12h - Propostas da CAR para a Agroindustrialização e Assistência Técnica aos Produtores Familiares de Frutas do Médio Rio das Contas

Wilson José Vasconcelos Dias, Car/BA

Moderador: Sérgio Murilo Correia Menezes, Ceplac/BA

12h-30h - Encerramento/Confraternização









Lançamento - Livro Cacauicultura                         

Contamos com a sua presença para prestigiar o lançamento do livro Cacauicultura: Estruturas produtivas, mercados e perspectivas, que tem as professoras Andréa da Silva Gomes e Mônica de Moura Pires como organizadoras. Haverá sessão de autógrafos e um animado chocolate literário.

Local: Auditório Paulo Souto - UESC

Data: 26 de outubro de 2015

Horário: 18h30.








SOBER NE 2015


Estão abertas as inscrições para o X Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural da região Nordeste (SOBER NE), que nesta edição tem como tema “Desenvolvimento e crise: e o Nordeste, como fica?”.


O evento que tem como objetivo trazer para o cerne da questão as particularidades e desafios da região Nordeste, será pautado pela discussão de temas como: política agrícola; geração e transferência de tecnologia; meio ambiente; pobreza rural; educação no campo; reforma agrária; novas experiências de desenvolvimento e outros.

Esta edição regional ocorrerá entre os dias 18 e 20 de novembro de 2015, na Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca e na Universidade Estadual de Alagoas – Campus Arapiraca, em Arapiraca-AL.

Para realizar a sua inscrição e ter acesso a mais informações, visite a página do evento.
III Encontro de Economia de Empresas

Acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro o III Encontro de Economia de Empresas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que terá como tema “Uma outra economia internacional é possível? ”. 

O evento é promovido pela turma de Especialização em Economia de Empresas, do Departamento de Ciências Econômicas com o apoio do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis. E trará um novo viés de debates que impulsionará possíveis soluções e ideias para gestão social mais profissionalizada, além de soluções para as práticas exercidas na região do Sul da Bahia.

As palestras abordarão a temática do empreendedorismo social, da economia solidária e da economia de comunhão.

Para mais informações acerca da programação e da inscrição, acesse a página do evento.